Foto: Isabelle Rieger/Sul21

Diário da Enchente

Inspirado no Diário da Pandemia – uma pessoa por dia, um dia de cada vez, iniciativa de Julia Dantas – o Diário da Enchente reúne relatos sobre a maior tragédia climática do Rio Grande do Sul. Editado por Luís Felipe dos Santos (@lfds85) e Raphaela Flores (@rapha_donaflor). Foto: Isabelle Rieger.

Jorrar e não arrebentar, por Camila Sequeira

(Esse texto foi escrito num primeiro dia de sol após quase um mês inteiro cinza chumbo. Maio encheu a gente de chumbo sem dar tempo de tentar se levantar. Desprevenidos, a gente aprendeu a contar com quem nunca precisou e precisou ser ser braço e abraço numa rede infinita que se estendeu até o olho ficar bem pequenininho pra enxergar e deixar correr lágrima. Foi tempo de muita água fora e de dentro pra fora. E nunca secou).

 

O sol sempre foi o meu amor. Hoje, mais do que nunca. Que saudade.

Há quase um mês a gente vive nesse pesadelo cinza e úmido. A sensação é que nunca termina e que se vive o mesmo dia todo dia e mais um dia.

São tantas dores e camadas de (des)informações que o mental não dá mais conta e pressiona o emocional que já desistiu de peitar o mundo. Tá tudo tão triste.

Como eu nunca vi.

Olhar pra nossa tristeza gera culpa. É fato dado. “Tem tanta gente perdendo tudo…”, diz o pensamento em looping a todo momento. Respira. Mais uma vez.

E segue o exercício diário de assimilar que cada um sabe das suas dores. Mas que a dor do outro dói muito em mim e que quando ela é coletiva, como é que faz pra se erguer e erguer você? Respira. Mais uma vez. Se acolhe e assim vai acolher o mundo.

Será que chove? JORRA!

Ampara, apoia e aprende um pouco mais sobre esse monte de coisas que a gente tá sentindo. No coletivo a gente se ergue, eu sempre soube.

E o sol nunca foi tão esperado.
Já tenho um sorriso aqui guardado pra ele em algum lugar. Só tenho que procurar.

Me cuida, te cuido, se cuida, cuidamos.

Uma resposta para “Jorrar e não arrebentar, por Camila Sequeira”

  1. Avatar de htuvwevxvm

    Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *